A estrutura do Seminário Maior Nossa
Senhora da Conceição, casa de formação dos futuros sacerdotes da
Província Eclesiástica de Aracaju e de outras dioceses do nordeste, é
composta por dois prédios – acadêmico e dormitório – por um refeitório, por uma quadra poliesportiva, por uma capela e pelo auditório João Paulo II.
Entretanto, “o coração da diocese”, como nos fala o Magistério da Igreja, não deve limitar-se a estrutura física, mas precisa ser um ambiente de convivência, onde os seminaristas possam vivenciar e amadurecer todas as dimensões formativas: comunitária, intelectual, espiritual, pastoral e humano-afetiva.
Uma das formas práticas é fomentar, em
cada andar, a vida em comunidade, visto que o prédio dormitório e
composto de três andares e térreo. Em cada andar deve-se ter a capela, lugar do encontro com Deus, sala de convivência para reuniões de estudo, ou mesmo de vivência diária.
Cada andar do Seminário Maior acolhe um
padroeiro que serve de exemplo e impulso para a caminhada vocacional. O
primeiro andar é o beato João Paulo II; do Segundo andar chama-se São João Maria Vianey; e, por fim, do terceiro andar, é a Virgem Mãe sob o título de Nossa Senhora de Fátima.
Na última sexta-feira, dia 09 de março, após a Via Sacra, os moradores do terceiro andar acompanharam a benção da nova imagem de sua padroeira,
Virgem de Fátima e, logo após, confraternizaram-se celebrando aquele
momento. A imagem tem 65 cm de altura, feita de resina, adquirida por
meio de doação.
Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa
Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem
Maria que, segundo os relatos da época e da própria Igreja, apareceu repetidamente a três pastores, Jacinta, Francisco e Lúcia, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo à primeira aparição acontecida no dia 13 de Maio, do ano de 1917.
Seminarista Alan de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário