segunda-feira, 19 de março de 2012

Coroando o mês vocacional

 O movimento de Cursilho de Cristandade e o Movimento Vocacional Serra realizaram, na noite do dia 30 de agosto, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, mais uma Ultreya Vocacional.
Dirigido por Marco Sales (Marcão) do Cursilho, o evento começou com a invocação ao Espírito Santo, logo após o Pe. Jânison de Sá, Reitor do Seminário Maior, deu as boas-vindas aos presentes e fez uma breve reflexão, Papel da Família no Contexto das Vocações, ressaltando a importância da família na missão educativa da Igreja, pois essa oferece as condições favoráveis para o a descoberta vocacional (cf. PDV 41). O Pe. Anderson Pina, Vice-Reitor, fez uma reflexão sobre o texto bíblico de Lucas (Lc 5, 1-11), assegurando que um dia fomos pescados por Jesus e que a Igreja continu, desde os tempos apostólicos, lançando as redes. Ainda enfatizou que somos peixes e pescadores, pois um dia Cristo lançou as redes sobre nós e somos convidados e lançar as redes, para que outros façam a experiência com Jesus. Pe. Horácio Fraga, Reitor do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, refletiu sobre a normatização e convenção do mês de agosto como o mês vocacional, destacando a necessidade de convencionar, deixando de lado a normatização.
Os seminaristas Afonso Correia, Edgar Alves e David Ângelo falaram um pouco a respeito da experiência vocacional em suas vidas.
Magna Maria, Movimento Serra, destacou que o Movimento Vocacional Serra nasceu na década de 30 nos Estados Unidos e está presente em todos os continentes, em mais de 50 países, chegando à Arquidiocese de Aracaju há mais de 30 anos. É um movimento que, formado por pessoas que amam as vocações e os vocacionados, trabalha na animação vocacional, dando um pouco daquilo que recebe de Deus, pois o trabalho pelas vocações é uma prova de amor pela Igreja.
Finalizando o encontro, Arnaldo Filho, coordenador do Cursilho de Cristandade, afirmou que era uma grande satisfação estar no Seminário naquela noite e apresentou os membros do movimento e suas funções, além de descrever um pouco de sua experiência no movimento.
Na ocasião também foi comemorado o dia do Beato Junípero Serra, fundador do Movimento Serra, e o Dia do Membro Serra ou Dia do Serrano.

Sem. André Alves
andre.amareservir@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário