sábado, 25 de agosto de 2012

Festa do Senhor dos Passos


A Festa de Senhor dos Passos se aproxima, o Oficio de sua Paixão é rezado nas quatro sextas antes e nas três sextas, seguintes à festa, que ocorrerá nos próximos dias 07 e 08 de março. No estado de Sergipe, não é possível datar com exatidão o início da maior romaria – a procissão de Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão – onde os indícios acenam que tudo começou no final do século XVIII ou início do XIX . Em Fragata (2006), vemos uma descrição histórica e ao mesmo tempo poética para esta manifestação religiosa: “O que os romeiros assistem a cada ano é uma espécie de auto dramático, ambulante, barroco, com paradas denominadas “Passos” ou estações da Via Crucis. Entre a massa de fiéis predomina a túnica roxa atada com cordão, à semelhança da imagem, numa forma de compartilhar o sofrimento do nazareno como um cirineu”(...)[1] ”No domingo, acontece a Procissão do Encontro. O ápice desse ato é o encontro das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, invocação mariana. Seguindo percurso distinto, a primeira sai da Igreja Matriz ao tempo em que a segunda sai do Convento do Carmo. Milhares de fiéis ganham as ruas e a Praça São Francisco para escutar o sermão e o canto da Verônica que enredam a comovente liturgia do catolicismo colonial” (Fragata apud Catalogo Ex-voto, 1990, p.23-24). A “sala dos milagres"[2], hoje Museu, é o primeiro lugar que o devoto visita depois de ver o santo e este espaço precisa estar devidamente ordenado, para que o fiel possa visualizar bem cada milagre alcançado, cada graça recebida O “voto” e “ex-voto” são neste sentido, testemunhos da reciprocidade de dons trocados entre o humano e o divino . (Pereira, 2003, p.69). Bibliografia CATALOGO EX-VOTO SERGIPE. - Catalogo do Museu do Ex-voto - Aracaju, A Nacional Ind.Gráfica, 1990.PEREIRA, Jose Carlos. - A Linguagem do Corpo na Devoção Popular do Catolicismo. In; Revista de Estudos da Religião, n.3, p.67-98, PUCSP, 2003. [1] Devoção ao Cristo sofredor, devoção a Paixão, “Devoção Sacrificial”- categoria apresentada por Pereira 2003. [2] Local da Capela ou Igreja, onde ficam guardados as “promessas” ou “milagres”, termos designados pelos agentes populares para significar as ofertas.

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