A
Festa de Senhor dos Passos se aproxima, o Oficio de sua Paixão é rezado
nas quatro sextas antes e nas três sextas, seguintes à festa, que
ocorrerá nos próximos dias 07 e 08 de março.
No estado de Sergipe, não é possível datar com exatidão o início da
maior romaria – a procissão de Senhor dos Passos na cidade de São
Cristóvão – onde os indícios acenam que tudo começou no final do século
XVIII ou início do XIX .
Em Fragata (2006), vemos uma descrição histórica e ao mesmo tempo
poética para esta manifestação religiosa:
“O que os romeiros assistem a cada ano é uma espécie de auto dramático,
ambulante, barroco, com paradas denominadas “Passos” ou estações da Via
Crucis. Entre a massa de fiéis predomina a túnica roxa atada com cordão,
à semelhança da imagem, numa forma de compartilhar o sofrimento do
nazareno como um cirineu”(...)[1]
”No domingo, acontece a Procissão do Encontro. O ápice desse ato é o
encontro das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores,
invocação mariana. Seguindo percurso distinto, a primeira sai da Igreja
Matriz ao tempo em que a segunda sai do Convento do Carmo. Milhares de
fiéis ganham as ruas e a Praça São Francisco para escutar o sermão e o
canto da Verônica que enredam a comovente liturgia do catolicismo
colonial” (Fragata apud Catalogo Ex-voto, 1990, p.23-24).
A “sala dos milagres"[2],
hoje Museu, é o primeiro lugar que o devoto visita depois de ver o
santo e este espaço precisa estar devidamente ordenado, para que o fiel
possa visualizar bem cada milagre alcançado, cada graça recebida O
“voto” e “ex-voto” são neste sentido, testemunhos da reciprocidade de
dons trocados entre o humano e o divino . (Pereira, 2003, p.69).
Bibliografia
CATALOGO EX-VOTO SERGIPE. - Catalogo do Museu do Ex-voto - Aracaju, A
Nacional Ind.Gráfica, 1990.PEREIRA, Jose Carlos. - A Linguagem do Corpo
na Devoção Popular do Catolicismo. In; Revista de Estudos da Religião,
n.3, p.67-98, PUCSP, 2003.
[1] Devoção ao Cristo sofredor, devoção a Paixão, “Devoção Sacrificial”- categoria apresentada por Pereira 2003.
[2]
Local da Capela ou Igreja, onde ficam guardados as “promessas” ou
“milagres”, termos designados pelos agentes populares para significar as
ofertas.
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