segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


Dom Lessa, Arcebispo de Aracaju

ARCEBISPO DE ARACAJU
domlessa.jpg
Dom José Palmeira Lessa
Nasceu em Cururipe-AL, aos 18 de janeiro de 1942. Ordenado sacerdote em 03 de julho de 1968. Eleito Bispo Titular de Sita e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1982, e sagrado em 24 de agosto de 1982.
Transferido para Diocese de Propriá aos 30 de outubro de 1987. Eleito Arcebispo Coadjutor em 6 de dezembro de 1995, tomada de posse em 25 de março de 1996. Elevado a Arcebispo Metropolitano de Aracaju em 26 de agosto de 1998.
Atividades exercidas durante o episcopado
Bispo Auxiliar no Rio de Janeiro, RJ (1982-1987); Acompanhante da Pastoral da Juventude do Regional Leste 1; Bispo responsável pelas Pastorais da Família, das Domésticas, dos Trabalhadores e também dos Movimentos da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Bispo assistente dos Vicariatos Norte, Leopoldina e Oeste da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1982-1987); Administrador Apostólico de Propriá (1995-1997); Bispo de Propriá, SE (1987-1995); Bispo responsável pela Cáritas do NE3; Foi também membro do Conselho Diretor Nacional do MEB; Coadjutor em Aracaju (1996-1998) e como Arcebispo Metropolitano; Vice Presidente do Regional NE 3; Presidente do Sub-Regional 2 do NE 3 por 2 mandatos.
Atividades exercidas antes do episcopado

Formador no Seminário Menor do Rio de Janeiro, RJ; Prefeito, Professor, Diretor Espiritual, Pároco; Membro do Conselho Presbiterial; Coordenador de um Setor Pastoral (13 paróquias); Vigário Episcopal; Coordenador do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese.
Estudos realizados

Especialização
Bacharelado em Teologia, curso de Pastoral com pequena tese na São Tomas.
Teologia
Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro, RJ (1965-1968).
Filosofia
Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro, RJ (1962-1964).
Outros cursos
Pastoral e Espiritualidade, em Roma / Itália.
Ensino médio
Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro, RJ (1959-1961).
Ensino fundamental e básico
Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro, RJ (1955-1958)


BRASÃO EPISCOPAL
O conjunto aponta para um Episcopado em contínua tensão à UNIDADE: “PAI QUE TODOS SEJAM UM”. O fundo azul e a flor de Liz representam MARIA em seu virginal silêncio de amor. Maria, em condição indispensável para que nela, por obra do Espírito, o Verbo se fizesse carne, e, Ela desse Deus à humanidade da Trindade. A Cruz em cima, perpassando de modo escondido todo azul de Maria, e, reaparecendo com sua haste em baixo, é sinal, e, manifesta o Ministério de um Deus: Jesus que redimiu antes Maria e por amor mergulhou na nossa humanidade decaída, fazendo-se um de nós, injetando em nós a medicina do amor misericordioso de Deus para nos transformar em outras Marias: pessoas imaculatizadas.
Jesus crucificado e Abandonado penetrou na nossa humanidade (no nosso ser frágil, decaído, chagado, brigado com Deus e condenado), nos perdoou, nos curou, nos reconciliou com Deus e nos encheu com a plenitude do Espírito Santo, nos transformando em Maria: a nova criatura.
LEMA EPISCOPAL:
“FRACO COM OS FRACOS”
(Fragilis cum Fragilibus)
É o lema escolhido pelo Arcebispo de Aracaju, que inspira e perpassa todo o ser e o agir do Pastor. A fraqueza, é elemento constitutivo de cada pessoa. Também em Jesus, ela se manifestou como condição para que ele vivesse o amor maior: dar mais de Deus imolando a própria vida. Nela e por ela, patrimônio da humanidade, Jesus se fez solidário com cada homem e mulher. Seu amor atraiu todos a Deus. De muitos e diversos fez um povo ligado pelo espírito. A sua missão ainda continua na história.
Você e eu somos convidados a preferir a fraqueza de Jesus que em nós se manifesta, nela “nos gloriarmos”. Assim contribuímos para que a Seiva de Deus penetre em toda humanidade transformando-a em uma só família, a partir da riqueza da graça que jorra da cruz preferida, amada e abraçada pelos cristãos.
                                                                                                                                       ( CANÇÃO NOVA )

Um comentário: