quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arcebispo Dom José Palmeira Lessa completa 70 anos



O Arcebispo Dom José Palmeira Lessa nasceu em Coruripe-AL, aos 18 de janeiro de 1942, portanto, nesta quarta, completa 70 anos de vida e amor a Igreja. Filho de Antônio de Araújo Lessa e  Maria Tereza da Silva Lessa (falecidos). Ingressou no seminário aos 13 anos, em 7 de março de 1955,  foi ordenado sacerdote em 3 de julho de 1968 e sagrado Bispo em 24 de agosto de 1982.

Uma vida dedicada à Igreja e sempre apoiando e participando das causas sociais

Incansável, obstinado, feliz com a vocação e missão recebida pela Igreja, Dom José Lessa faz da sua vida uma constante luta para o crescimento do reino de Deus. Sua presença em solo sergipano o faz parte da história da nossa terra e das lutas da nossa gente, desde quando foi Bispo de Propriá, marcando sua passagem, naquela diocese, pela luta em defesa dos mais fracos, sendo ameaçado de morte e acusado de incitação de invasão de terras, em decorrência do apoio aos posseiros que estavam sendo perseguidos por latifundiários da região e absorvido do processo.

Na Arquidiocese de Aracaju, também empreendeu lutas sociais, estando à frente de negociações entre sindicatos e governo e em defesa dos mais carentes, como por exemplo, a luta pela melhoria das condições de vida do povo do Bairro Coqueiral e Santa Maria, em Aracaju.

Com uma vida pastoral intensa, Dom José Lessa dobrou o número de paróquias, aproximando às noventa e ainda tem várias para instalar. Não parando por aí,  entre tantas ações, é marca do Arcebispo a implantação do diaconato permanente e a intensificação do trabalho pelas vocações sacerdotais, também antes, com pouco mais de 40 presbíteros, e hoje ultrapassa os cem sacerdotes.  Outro grande feito, que vale destacar, foi a construção do Seminário Maior, com três prédios, biblioteca, capela, refeitório e auditório com capacidade para 640 pessoas.

Toda  atuação social de Dom Lessa faz jus ao seu lema episcopal: “Fragilis cum Fragilibus”  (Fraco Com os Fracos), porém as demais atividades mostram que Dom José Lessa é um homem de muito vigor, que não mede esforços para desempenhar o papel de representante do Papa em nossa Arquidiocese de Aracaju.

Texto: Edmilson Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário