sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA SENHOR DOS PASSOS FESTEJA O PADROEIRO



Com o tema “Ele carregou sobre si nossos pecados e, por suas chagas, fomos curados”, De 12 a 21 de janeiro as Comunidade Católica Maruinense comemorou com muito fervor a festa do excelso padroeiro do município, Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos.

Padre Paulo Sales e o maruinense Padre Cleberton Lima
A festa teve início dia 12, com as nove noites preparatórias, denominadas novena, realizada diariamente às 19 horas e 30 minutos, na igreja Matriz Senhor dos Passos, localizada na praça principal da cidade. Em seguida era realizada a celebração da missa pelo pároco local Padre Paulo Sales e alguns convidados, entre eles os reverendíssimos filhos da terra: Padre André Menezes, Padre Cleberton Lima e Padre Valdes Lima. A cada noite a comunidade refletia na homilia da missa sobre um diferente tema.

A festa foi encerrada no dia 21, com o dia festivo. Neste dia toda a atenção da cidade fora voltada às comemorações do dia do padroeiro. A feira foi antecipada para a sexta-feira, dia também em que o prefeito municipal decretou ponto facultativo, mas, conservou o dia 21 como a data do feriado municipal.

Tudo foi preparado para o dia festivo: as ruas foram enfeitadas, anunciando que a cidade estava em festa, o Tapete dos Passos, fora confeccionado pela comunidade e durante o percurso da procissão, os morados ornamentavam a frente das residências com imagens e outros adereços, quando a imagem do padroeiro passava, moradores corriam para frente de sua casa para vê-la passar, saudando-a com muita emoção.  Enfim, a Comunidade Católica Maruinense verdadeiramente acolheu e celebrou  a festa do padroeiro.

O dia festivo foi iniciado às 5 horas, com queima de fogos. Dez horas houve a celebração da missa pelo bispo Dom José Palmeira Lessa. 18 horas, uma multidão acompanhou a procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas. A festa foi finalizada com a bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis que estavam em frente a Igreja Matriz.

Este ano houve uma inovação: O andor com a imagem do Senhor dos Passos que sempre era conduzida nos ombros dos senhores (segundo a tradição senhoras não podem conduzirar o andor do Senhor dos Passos), foi locomovido pelas ruas da cidade em um automóvel, belissimamente ornamentado pelo cerimonial da prefeitura, através do senhor Joel da Costa. 

"Faz tempo que eu não via em Maruim uma procissão dessa, o povo muito alegre, participando. Foi muito importante o envolvimento de povo para o sucesso da festa. Foi uma festa muito bonita, será difícil esquecer". Frisou Fidelina Maynart, emocionada, em depoimento ao proprietário deste blog, Guil Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário