terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como plantar sementes?






Germinar sementes é fácil, basta seguir alguns cuidados.
Foto: Daniel Morrison
A produção de mudas de plantas através de sementes é tarefa geralmente simples, mas que exige alguns cuidados básicos. Ela pode ser feita em bandejas, tubetes, vasos ou saquinhos próprios para mudas. Em casa é possível aproveitar embalagens de garrafas pet, caixas de leite, latas, potes, bandejas plásticas, caixas de ovos, etc, perfazendo uma infinidade de recipientes recicláveis. O tamanho do recipiente é importante e está diretamente relacionado com o tamanho esperado da muda na época de transplante. Mudas de árvores e arbustos se desenvolvem melhor em embalagens maiores, enquanto que plantas herbáceas, como flores anuais, temperos e hortaliças, ficam bem nos menores. Recipientes de mudas podem ser reutilizados, mas é imprescindível que sejam escrupulosamente lavados e esterilizados antes de cada uso, evitando assim a transmissão de doenças entre os lotes. Algumas sementes exigem semeadura diretamente no local definitivo, pois são muito sensíveis ao transplante, como as cenouras por exemplo. Neste caso, prepare bem os canteiros e dispense os recipientes.

Até mesmo saquinhos feitos de jornal podem ser utilizados..
Foto: Jennifer
A escolha das sementes deve ser criteriosa. Elas devem possuir boa genética e serem livres de pragas e doenças. Sementes fracas e contaminadas são certeza de insucesso. Adquira sementes de empresas idôneas e responsáveis por sua qualidade, que fazem testes de germinação regularmente em todos os lotes. Escolha as sementes tendo como critério o local de origem das plantas e a estação do ano. Algumas espécies podem necessitar de frio para o seu desenvolvimento e desta forma não é indicado o seu plantio no centro-oeste, norte e nordeste por exemplo. Outras só devem ser plantadas na primavera, evitando-se as outras estações do ano.
Na maioria das vezes, quanto mais frescas as sementes, melhor é o seu poder germinativo. No entanto, muitas sementes de árvores, arbustos e plantas anuais, possuem dormência, o que faz com que o passar do tempo e das estações seja importante para a sua germinação. Essa dormência pode ser superada no caso de sementes duras de diversas árvores. Técnicas especiais de quebra de dormência, que podem incluir escarificação mecânica, imersão em água quente, ou até mesmo ácido sulfúrico, garantem germinação em tempo recorde e de maneira mais uniforme, facilitando o futuro manejo das mudas. Verifique sempre se as sementes que você está adquirindo necessitam quebra de dormência, para realizar os procedimentos corretamente, evitando frustrações futuras.

Estufas simples podem ser construídas em qualquer cantinho.
Foto: Bev Wagar
Tenha em mente que o substrato ideal para o plantio está estritamente relacionado com o habitat da espécie escolhida. Cactáceas por exemplo, vão necessitar de um substrato mais arenoso. Plantas carnívoras preferirão turfas levementes ácidas e esfagno. Utilize substrato preferencialmente esterilizado, evitando assim que suas sementes entrem em contato com bactérias, fungos ou pragas, e desta forma apodreçam ou sejam devoradas antes mesmo de germinar. É possível comprar substratos prontos para semear, já fertilizados e esterilizados, mas a tarefa de encontrá-los pode ser difícil, então disponibilizamos uma receita simples, que deve funcionar bem na maioria dos casos:
  • 1/4 de terra comum de jardim
  • 1/4 de areia (ou vermiculita)
  • 2/4 de terra vegetal (composto orgânico)
Esterilize o solo, colocando-o no sol até secagem completa, revirando de vez em quando, perfazendo pelo menos 24 horas de solarização. Alternativamente é possível esterilizar o substrato colocando-o no forno por 30 minutos ou no microondas por 3 minutos para cada quilo de substrato.
Não utilize fertilizantes orgânicos não decompostos nesta fase, pois eles podem fermentar matando as pequenas plantas. Evite também o nitrogênio, pois pode ser muito forte para as frágeis raízes em desenvolvimento. No entanto, não abra mão de um bom fertilizante rico em fósforo e potássio, como um NPK 0.20.20, 0.30.20, ou 4.14.8, que garante raízes fortes e vigorosas, além de calcário para neutralizar o pH do substrato, evitando a toxidez por alumínio. Depois de completamente frio, adicione os fertilizantes e coloque o substrato nos recipientes (bandejas, potes, tubetes).

Sementes pequenas são mais facéis de distribuir com
a ajuda de um papel dobrado.
Foto: Dwight Sipler
Faça uma pequena cova e deposite de 2 a 5 sementes em cada tubete, saco plástico ou célula da bandeja. A profundidade de cada sementes deve ser calculada em função do seu tamanho e necessidade de luz para germinar. A regra geral é cobrir cada semente com substrato peneirado em uma camada com cerca de 2 a 3 vezes o seu tamanho. Algumas sementes são tão pequenas que não necessitam ser cobertas. Não esqueça de identificar cada sementeira com uma plaquinha de identificação.
Irrigue com água da torneira descansada, para evitar os efeitos danosos do cloro. A freqüência das regas deve ser o suficiente para manter o substrato úmido, sem encharcar. Se faltar água no processo de germinação das sementes, elas se desidratam e morrem. Utilize para irrigar um regador de crivo muito fino, ou até mesmo um pulverizador, evitando-se assim molestar as sementes. Após a germinação é possível reduzir gradativamente as regas, de acordo com o desenvolvimento das raízes.

Uma janela pode ser o local ideal para germinação. Repare
que os recipientes são biodegradáveis e não precisam
ser retirados no transplante ao local definitivo.
Foto: DrStarbuck
Mantenha em local de bastante luz, porém sem sol direto. O ideal é construir um pequeno viveiro aberto nas laterais e coberto com sombrite, para o verão e locais quentes, ou uma estufa coberta com lona branca ou transparente, para o inverno e em locais frios. Se não for possível, coloque em local que receba luz indiretamente, como uma janela pegando o sol da manhã ou da tardinha, protegido de ventos fortes.
Quando as plantas estiverem com 2 a 3 pares de folhas, faça o raleio, retirando cuidadosamente das sementeiras àquelas que forem mais fracas e doentes, deixando apenas uma em cada célula. As mudas saudáveis, retiradas durante o raleio, poderão ser repicadas (replantadas) em novos recipientes preparados. Depois que as mudas atingirem 10 cm de altura (para herbáceas e arbustos), ou 15 a 20 cm de altura (para árvores), o que se dá cerca de 30 a 45 dias após a germinação; elas poderão ser plantadas para local definitivo ou para recipientes maiores. O transplante é uma ocasião delicada, que exige mãos habilidosas. Ele deve ser realizado preferencialmente em dias nublados e úmidos, e, se não for possível este tempo, prefira transplantar à tardinha. Se efetuado de bandejas sem divisórias utilize um garfo para auxiliar.

A repicagem e o transplante são tarefas delicadas.
Foto: Dwight Sipler
Transplantar de saquinhos e tubetes já é tarefa mais fácil, mas exige igual cuidado. Plante as mudinhas em covas bem dimensionadas, fertilizadas com 150 gramas de esterco curtido e 30 gramas de NPK 04.14.08. Misture bem os fertilizantes e estercos com a terra. Acomode a muda no centro e preencha as laterais com a terra adubada. Cuide para que o colo da muda permaneça no mesmo nível do solo. Irrigue diariamente até o perfeito “pegamento da muda”, ou seja, quando ela der claros sinais de desenvolvimento. Respeite o espaçamento entre mudas e entre linhas da espécie que você estiver cultivando.

Uma sementeira bem preparada e identificada.
Foto: Dwight Sipler
Algumas mudas podem necessitar de tutores na fase de transplante, como árvores e trepadeiras, evitando assim tombamentos acidentais enquanto não estiverem fortes e enraizadas. Proteja as mudas de formigas cortadeiras com produtos específicos para este fim.
Por fim, desejo boa sorte a todos os jardineiros que se aventurarem no plantio de sementes. O plantio das suas próprias mudas de plantas ornamentais e hortaliças é uma tarefa realmente gratificante, mas o trabalho não termina por aqui: o cuidado com as plantas deve ser contínuo, não deixando faltar água e nutrientes, fazendo a manutenção com podas e tutoramentos e resguardando-as de pragas e doenças.
Texto: Raquel Patro
Como Plantar Sementes
maio 19, 2011 por Bruna Pimentel






12 Votes

Eu costumava comprar plantas já em vasinhos nas lojas de jardinagem para transplantar em casa. Sempre olhava as sementes, mas nunca comprava para plantar, preferia sempre a planta já desenvolvida, mas depois das ipoméias fiquei motivada para começar a cultivar a partir de sementes e descobri o quanto isso é gratificante. Fiz muitas tentativas e cometi vários erros por babagens, que fizeram com que algumas experiências fossem mal sucedidas, por isso criei esse post para falar um pouco sobre como plantar sementes da melhor forma possível e aumentar as chances de vê-las germinar, crescer e florir.
Antes de ir comprando as sementes não pense no que quer plantar, mas no que pode plantar dependendo da estação do ano e do local onde você vive. As ipoméias mesmo, que são quase uma praga na primavera e no verão, se forem plantadas no outono dificilmente vão germinar. Já o amor-perfeito e o miosotis devem ser plantados no começo do outono. As estações do ano determinam o ciclo de vida das plantas e por isso são elas que ditam o que plantar e quando plantar. Se você tiver dúvidas sobre qual a melhor época para plantar o que deseja veja nas próprias embalagens das sementes.
Depois de escolher o que plantar de acordo com a estação do ano e local onde vive, escolha a fase da lua ideal para o plantio. Isso vai depender do que você está plantando, mas faz diferença, acredite. Eu uso a regra mais simples: se for plantar qualquer espécie que cresce acima do solo (floresce e dá frutos) eu planto sempre na lua crescente ou na cheia (mas ainda prefiro a crescente). Se for plantar qualquer espécie que cresce abaixo do solo (tubérculos, raízes e bulbos) planto na lua minguante. Na lua nova eu normalmente não planto nem faço transplantes de nenhum tipo de planta. Eu costumo acompanhar as fases da lua e as estações do ano em um programa bem básico, mas com muitas informações. Ele mostra todas as fases da lua a cada mês e o início das estações do ano com hora e dia exatos, o horário de nascer e pôr do sol diariamente, etc. A quem interessar me mande um e-mail e eu envio o arquivo.
Depois de escolher o que plantar e a fase da lua adequada , escolha as sementes para o plantio. Normalmente encontramos duas marcas de sementes a TopSeed e Isla, mas você pode conseguir sementes de plantas  já adultas. Dependendo da planta você pode colher as sementes e plantá-las. Se for plantar sementes de frutos elas devem ser retiradas de frutos já bem maduros e colocadas em cima de uma folha de papel toalha para secarem bem antes do plantio. Se você tiver em casa frutas ou legumes já maduros demais, quase podres, separe as sementes para plantá-las depois. Basta secar e guardar em saquinhos.
Algumas das minhas muitas sementes com participação especial dos alissos roxos
Algumas das sementes de ipomoea purpurea que eu colhi das minhas próprias plantas
Organizador com algumas sementes. Ótimos para colocar sementes recolhidas de plantas ou frutos separadas em saquinhos
Para escolher o local do plantio primeiro lembre-se que dependendo do que você for plantar pode ser que o ideal é que isso seja feito já no local definitivo ou não. Raízes, bulbos e tubérculos devem ser plantados em local definitivo, se não for o caso você deve plantar primeiro em um local temporário para depois fazer o transplante. Eu costumo usar sementeiras mesmo ou vasos pequenos, do tamanho dos típicos vasinhos de violetas.
Micro sementeira
O substrato para o plantio vai depender da planta, vale olhar a própria embalagem das sementes que normalmente traz pelo menos alguma informação sobre o substrato mais adequado,  mas pra ser sincera eu uso o mesmo para todas (faça o que eu digo não faça o que eu faço). Eu gosto muito de usar o Biomix flores e folhagens como substrato para as sementes, sempre me trouxe ótimo resultados. Outra dica importante é misturar uma parte de húmus de minhoca para 3 partes de substrato. Use essa mistura para todas as sementes que for plantar.
Para cada semente há uma forma ideal de plantio. Algumas necessitam de luz para germinar como as camomilas, então devem ser colocadas sobre a terra sem ser cobertas, outras devem ser plantadas a uma certa profundidade. Leia a embalagem que lá estará a informação que você precisa sobre a forma de plantio.
Depois de finalmente plantar as suas sementes, lembre-se que o substrato deve ser mantido úmido nesse período para que elas possam germinar, mas não regue as sementes, deixe já preparado um borrifador com água e de preferência o composto floral aconchego para molhar as suas sementes e futuras mudinhas quando ainda estiverem pequenas. Deixe a terra sempre úmida, mas não encharcada. O borrifador é excelente porque permite dosar melhor a quantidade de água e como não concentra o jato em um só ponto não afoga as probrezinhas, apenas molha.
O local ideal para manter a sementeira, vaso ou garrafa pet que seja onde você plantou as sementes é um em que não haja incidência de sol direto, porém que tenha muita luz indireta.
Depois e tudo isso é só ter paciência e esperar a sua semente germinar e crescer. Quando ela atingir um tamanho adequado deve ser feito o transplante. Quando uso sementeira transplanto quando a mudinha tem 5cm, se for vaso pequeno quando chega aos 10 cm, mas prefiro usar a sementeira aos vasinhos.
191 - Fazer sementeiras reutilizando materiais
Até há cerca de um ano a minha única experiência com sementes era a germinação, que tinha feito durante alguns anos (hábito que por essa altura retomei).

Depois semeei algumas árvores. E correu bem (temos um plátano a crescer na nossa varanda!!!)

Portanto quando decidi ter ervas aromáticas, fiz o que alguém que não percebe nada do assunto mas que acha que sabe faz: "atirei" as sementes para a terra e esperei que nascessem (regando-as, claro...).

Agora, um bocadinho mais sábia, já sei que nem sempre é assim tão simples (por isso é que algumas plantas não nasceram)...

Aprendi que é preciso fazer sementeiras, que algumas sementes/rebentos devem ficar em estufa, ou dentro de casa, que às vezes é preciso transplantar, mondar, ...

Há blogues, cheios de óptimas dicas, como o da Sílvia, há grupos para troca de experiências (e colocação de dúvidas), incluindo no facebook. E estou só a referir alguns. Claro que há livros, e estão sempre a acontecer oficinas, principalmente nas cidades, para quem se quer iniciar nas maravilhas da agricultura de subsistência. E eu tenho, à distância de um telefonema, a minha mãe, que se dedica, há já alguns anos, à agricultura biológica (para consumo familiar).

Assim desta vez já não tinha desculpa para não fazer tudo direitinho.

Há, à venda, caixas e caixinhas próprias para serem usadas como sementeiras, mas uma "bio-hortelã" (do substantivo hortelão...) - ainda que de varanda - que se preze, reutiliza recipientes para este fim, claro.

Aqui deixo ficar as minhas pequenas sementeiras e outras, encontradas por esse mundo virtual (e mais haverá). Quase tudo é válido, só é preciso um bocadinho de imaginação!

.
Usei caixas de ovos (depois desta utilização, podem ser colocadas na caixa de composto) e, como as sementeiras ficam no interior, usei as embalagens de esferovite (que apesar da minha resolução, ainda teimam em aparecer... às vezes) para proteger da humidade a madeira dos parapeitos das janelas.
Um truque que aprendi com a minha mãe (depois desta 1ª sementeira deste ano...): se não "tem mão" para semear - principalmente se as sementes são muito pequenas - misture-as com areia para que, ao despontarem, não fiquem tão juntas!


Se tiverem espaço podem usar caixas da fruta de madeira (na verdade cada vez mais difíceis de encontrar).

Podem reutilizar embalages de tetra brick...

... ou rolos de papel higiénico ou copinhos de papel de jornal (boas soluções para sementes maiores: uma em cada recicpiente), seguindo estas indicações...

...ou este esquema.

Usar garrafões de água para fazer mini estufas...


... ou embalagens de plástico para extra-mini estufas (cá por casa, "coisas" de plástico são raras!)



Até as embalagens finas de transportar fruta servem!


Esta é uma óptima ideia para a páscoa!

E, já agora, vejam (e assinem, se concordarem) a petição da campanha pelas sementes livres. Está a ser proposta, pela União Europeia, uma legislação para "restringir a livre reprodução e circulação de sementes". E podem participar nas jornadas, um pouco por todo o país, se quiserem saber mais sobre este assunto:
Sementeira
Olá amigos do Mix, depois de uma parada não programada, voltamos as postagens.

E para nossa volta escolhi fazer uma sementeira, então mãos à obra!!!



Material:
Caixinha de ovos (plástico),
Terra vegetal,
Sementes variadas (escolhi Salsinha e Cebolinha),
Furador (para furar a caixinha) pode ser um prego aquecido,
Borrifador e 
Colher ou pazinha para terra.








Execução:




Faça furinhos no fundo caixinha.
Colocamos a terra no fundo da caixinha e distribuímos as sementes, em seguida cobrimos com  a terra e molhamos delicadamente com o borrifador.

Fechamos e caixinha e levamos para um lugar agradável (que pegue sol indiretamente).
Obs.: Não esqueça de aguar uma vez ao dia delicadamente com borrifador.

Alguns dias depois as plantinhas começam a nascer, ao atingirem +/- 3cm de altura a plantinha deve ser mudada para um vaso ou canteiro.

Espero que tenham gostado, até a próxima!!!

Reciclagem :sementeira


Não me recordo de onde salvei essa imagem,mas vamos combinar que é uma ótima idéia!
Logo vou experimentar...

sexta-feira, 23 de março de 2012


Fonte: Ligados Meio Ambiente (facebook)
Postado por Selene às 17:12
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
O jardim pode se tornar num local muito especial numa uma casa ou mesmo num apartamento.
Pode ser só o cantinho das plantas, mas mesmo assim não deixa de ser um jardim..
Não interessa o tamanho do seu jardim, o que é importante é que ele esteja sempre bem cuidado e bem decorado.
E para isso, você tem que ser original e ao mesmo tempo conseguir uma certa funcionalidade.


1-Aproveite os tabuleiros anuais deste ano e reutilize para a sementeira da próxima época.

2 -Para as sementes de dentro de casa mantenha a terra úmida com a ajuda de uma touca de banho transparente.

3 -Coloque jornal ou cartão debaixo do adubo orgânico.

4 - Reutilize garrafas plásticas das bebidas para usar como vasos e mini estufas.

5-Aproveite pneus velhos ou mesmo a camioneta toda, e plante flores usando-os como vasos criativos.
Para espalhar a semente da relva use recipientes plásticos de queijo ralado já usados. Desta forma é mais fácil espalhar a semente em zonas pequenas.

6-Para que as suas sementes de flores germinem mais rápido ponha-as numa caixa de bolo plástica. A tampa irá ajudar para que a terra se mantenha húmida, propícia à germinação.

7-Utilize o carrinho de puxar, ou um carro de mão de brincar de uma criança para transportar ferramentas de jardim.

8-Use velhos troncos desenterrados para vasos rústicos.

9-Pode aproveitar copos de iogurte com tampas transparentes para fazer germinar as sementes.

10-Se tiver uma cadeira sem o assento, utilize-a como suporte para segurar vasos.

11-Ponha bolas de algodão em cima do tabuleiro da sementeira para ajudar a reter a umidade.

12-Transforme a gaiola velha dos pássaros num bonito expositor de flores.

13-Transforme um velho tronco de árvore num lindo vaso.

14-Utilize pano de paisagem, para quebrar o vento e proteger os ‘sempre verdes’ dos ventos do Inverno.

15-No Outono pode varrer as folhas para o jardim, ajudando a melhorar a terra para a plantação na primavera.

16-Use pratos debaixo dos vasos de plantas e floreiras para conservar a água.

17-Pode aproveitar botas gastas de cowboy ou de trabalho já velhas, ou ainda outros tipos de calçados e usá-los como vasos.

18-Utilize uma banheira standard para fazer um mini lago ou vaso.

19-Latas grandes de café podem proteger as plantas quando estiver a cortar a relva.

20-Quando estiver muito vento use um saco de papel, das sementes dos pássaros sobre as plantas, para as proteger.

21-Utilize uma velha peneira de farinha para cobrir sementes com terra.

22-Para não sujar os seus sapatos, amarre neles sacos de plástico antes de entrar no jardim molhado e com lama.

23-Agarre melhor a sua ferramenta de jardim, enrolando um pouco de fita do bastão de base ball.

24-Aproveite as amarras dos sacos de pão e utilize-as como etiqueta para marcar as suas plantas favoritas. Assim saberá quais as sementes que quer colher no fim de cada época.

25-Use garfos e colheres velhos para arrancar ervas daninhas.

26-Poupe nas sementes de pássaros de Inverno, secando cabeças de girassol.

27-Se tiver instrumentos musicais velhos transforme-os em floreiras únicas.

28-Aproveite rodas de carroça velhas, para suportes atractivos como trepadeiras e videiras.

29-Germine as sementes em recipientes plásticos de cubos de gelo.

30-Se o ancinho, lhe faz doer o pulso, aqui está um ‘upgrade’ que vai permitir utilizar o ancinho com o pulso direito. Pegue num T de canalização em PVC, e cole num pedaço de tubo com 5 polegadas, coloque uma tampa . Um T com 1 ¼ polegadas serve para a maioria dos cabos de ancinhos. Coloque o T no cabo numa posição confortável e aparafuse.

31-Poupe dinheiro nos anuais, corte no Outono, crie durante o Inverno para levar para o exterior na primavera.

32-Transforme Carros de mão velhos (carriolas de pedreiro ou outra), em floreiras de encantar.

33-Utilize latas velhas para levantar melancias ou abóboras que estejam a amadurecer, para que a parte do fundo do fruto não apodreça na terra húmida.

34-Forre vasos grandes com camadas de jornal antes de colocar a terra e as plantas. Isto evita que os vasos sequem tão rápido. Use menos água para evitar que as raízes ‘cosam’ em dias de calor. Utilize este método com tomateiros em vaso para que eles cheguem ao Outono.

35-Use a erva cortada livre de pesticidas como adubo. Este tipo de adubo é orgânico económico.

36-Aproveite os buracos nos tijolos de cimento para plantar flores e criar uma linda exposição.

37-Coloque embalagens de leite amassadas ou latas de bebidas no fundo de grandes vasos para conservar a terra e torna-los mais leves de transportar.

38-Não deite fora bebedouros de pássaros que vc já não usava mais. Reutilize-os e use-os como vaso de flores. faça o mesmo com panelas velhas que vc já não usa  mais.

39-Evite que a terra saia dos vasos de flores forrando os fundos com folhas secas.

40-Coloque barris de lata no seu quintal para aproveitar a água da chuva para regar as suas plantas.

41-Encha pratos de tarte de alumínio descartáveis, com cerveja e coloque em sítios infestados por lesmas ou caracóis, isto serve como insecticida.

42-Utilize luvas de látex baratas para jardinar. São maleáveis finas para que possa sentir o que está a fazer.

43-Lave e rotule vaporizadores de produtos de casa, para guardar misturas de pesticidas ou fertilizantes.

44-Troque diferentes sementes com os seus amigos.

45-Amarre tomateiros e outras plantas que precisem de estacas, com tubos de limpeza, disponíveis em lojas de arte.

46-Utilize as aparas das árvores como estacas para as plantas.

47-Pendure garrafas ´pets e embalagens plásticas (desinfetante, amaciante, etc) nos troncos das arvores e plante flores.

48-Utilize uma armação de cama, velha, como base para trepadeira ou floreira.

49-Utilize portas velhas para pendurar ganchos e neles organizar seus equipamentos de jardinagem ou então pendure pequenos vasinhos de plantas.

50-Embalagens plásticas de filme fotográfico, são perfeitas para guardar sementes secas de flores.

51-Use uma banheira velha como floreira.

Esperamos que estas dicas de jardinagem lhe tragam inspiração suficiente para transformar o seu jardim num local agradável e a seu gosto. Invente!

Fonte: http://www.facavocemes
Técnica para Germinar Sementes – I
outubro 28, 2011 por Bruna Pimentel






9 Votes

Vou mostrar uma técnica bem interessante para facilitar a vida e a germinação de sementes. Esse é meu método favorito e o que uso em praticamente todo plantio e essa técnica é excelente por vários motivos, um deles é que se você planta sementes que demoram para germinar pode acabar deixando de molhar algum dia ou vários e comprometer a germinação. A semente pode até sequer germinar por causa disso. Sementes precisam de umidade constante até germinarem e por isso essa técnica é muito eficiente. Além disso é muito prática pois diminui consideravelmente a necessidade de molhar as sementes. Então a maior parte do tempo você só irá observar se elas já germinaram ou não.
Aproveitei que ia plantar algumas sementes de amor-perfeito e fotografei todo o processo, mas antes da explicação há duas coisas muito importantes que você deve lembrar sempre que usar essa técnica:
Você deve adaptar a técnica às necessidades da semente que você vai plantar. Se precisa de luz como as camomilas deixe o recipiente em local com muita luz indireta e não cubra as sementes, mas sem sol direto, se precisa de escuridão total para germinar como o amor-perfeito deverá ser plantada a uma certa profundidade e bem coberta. Sempre pesquise as necessidades da semente que você pretende plantar, isso faz toda a diferença para o sucesso da germinação;
Leia o tópico Como Plantar SementesFaça tudo como foi descrito nesse tópico. Você verá que só irá acrescentar mais detalhes ao plantio, mas deve levar em consideração as observações do post, principalmente: a fase da lua, quais sementes deve plantar dependendo da estação do ano e o local ideal para deixar as sementes germinando (isso vai depender da semente que você quer germinar como foi dito no primeiro item), etc.
Materiais:
- sementeira;
- sementes;
- plástico filme;
- agulha de tapeçaria (não é essencial);
- substrato de boa qualidade ou mistura adequada para germinação;
- húmus de minhoca (1 parte de húmus para 3 partes de substrato);
- vasilha plástica na qual caiba a sementeira com uma certa folga;
- caneta para retro-projetores (também não é essencial).
Como fazer:
O primeiro passo, lógico, é escolher as sementes, mas nesse caso sugiro que você considere sementes de rápida germinação se for iniciante para testar a técnica e ver sua eficiência. No meu caso estou plantando amor-perfeito (que não é de rápida germinação, pelo contrário, demora que é uma beleza).
Lembre-se de pesquisar sobre a semente que irá plantar. Algumas não devem ser cobertas com substrato, outras precisam ser bem cobertas, algumas precisam de luz para germinar, outras não.
Sementes de amor-perfeito
Depois de você ter lido o post Como Plantar Sementes já sabe a fase da lua adequada entre outros detalhes importantes para o plantio, então pegue sua sementeira e com uma caneta para retro-projetores (é a única que pega no material do qual são feitas as sementeiras)  escreva o nome das sementes que irá plantar. Se for plantar várias sementes basta escrever acima de cada espaço para saber o que plantou e aonde. Quando for reutilizar a sementeira basta apagar os nomes escritos com cotonete e álcool.
Quando plantar não preencha todo o espaço com substrato, deixe abaixo do limite da sementeira, aproximadamente 1,5cm.
Sementes de amor-perfeito já devidamente plantadas
Depois de plantadas as sementes pegue a vasilha que você separou e na qual a sementeira caiba com alguma folga e coloque água preenchendo o fundo, mas de forma que fique abaixo da altura da sementeira.
Coloque a sementeira na vasilha com água e espere a terra umedecer por completo. É um processo rápido, não leva mais do que uns poucos minutos.
Pondo a sementeira de molho
Você vai perceber que já pode retirar a sementeira quando a terra estiver bem úmida na superfície e de maneira uniforme, sem nenhum ponto seco.
Terra já completamente úmida
Feito isso, tire a sementeira da vasilha e com o plástico filme cubra toda a superfície da sementeira deixando uma sobra de plástico em todos os lados para poder esticar e enrolar nas laterais de forma que em cima fique bem esticado.
Sementeira coberta com plástico filme bem esticado e preso nas laterais
Por fim faça 3 ou 4 furinhos em cada espaço plantado com a agulha de tapeçaria para troca de ar. Isso não é extremamente necessário. Na maioria das vezes eu confesso que não faço e nunca tive problemas por causa disso. Finalmente sua sementeira transformada em mini estufa vai ficar assim:
Todas as vezes que você notar que a terra está secando basta colocar a sementeira novamente na vasilha com água sem precisar retirar e colocar o plástico. Com a maioria das semente eu nem preciso molhar de novo, porque a umidade se mantém por bastante tempo quando é feito esse processo.
Outras alternativas:
Você pode fazer tudo como foi descrito no post e ao invés de usar plástico filme colocar um pote de vidro transparente virado de cabeça para baixo para funcionar como estufa. É ainda melhor porque ele pode ser mantido por bastante tempo mesmo depois da germinação, enquanto o plástico filme deve ser retirado logo que as sementes germinarem para poderem ter espaço para crescer.
Com criatividade você encontra muitas formas de fazer estufas caseiras, como usar garrafas pet cortando e acoplando uma metade na outra; pode plantar em copinhos de plástico ou embalagens vazias de iogurte, principalmente aquelas que vem com 4 ou 6 copinhos e cobrir com plástico ou pote de vidro; embalagens quaisquer que tenham tampa transparente tipo as de tortas e bolos de padaria ou que você possa cobrir com plástico filme podem se tornar sementeiras também. Há muitas formas de criar sementeiras e em muitos casos ainda reciclar no processo ; )
Algumas das minhas sementes germinadas recentemente dessa forma:
Essas são ipoméias e camomilas que botei na mesma sementeira. Pra se ter uma idéia eu plantei essas sementes no dia 21 de Outubro. As ipoméias germinaram no dia 23 e as camomilas no dia 24. As fotos foram tiradas no dia 25.
Sementeira com ipoméias e camomilas
Camomilas germinando


Sementeira em caixas de ovos


Se gosta de germinar plantas, não coloque as sementes em vasos, taças ou boiões. Utilize as caixas de plásticos transparente dos ovos ou se for caixa de cartolina tem que utilizar a casca de ovo. Ponha uma semente em cada cavidade previamente cheia de terra. Deste modo, terão estabilidade, luz, espaço suficiente e, como resultado, a planta ficará mais bonita. Esta é uma ideia prática, funcional e uma forma de reutilizar a caixa dos ovos, que teria como destino o tradicional caixote do lixo
Sementeiras para a Mini-Horta na Varanda
Afinal parece que há muitas mini-hortas nas varandas! Confesso que ainda fiquei mais entusiasmada com as ideias e sugestões que deixaram.
Como já vos tinha dito, tinha ideia de plantar umas alfaces e uns tomatinhos cereja, e como me disseram que são fáceis de fazer crescer e de manter estou mais do que convencida. Decidi também voltar a semear coentros e salsa. Já tinha feito umas experiências por aqui que não resultaram bem, mas que agora, com as vossas dicas e as do meu pai (que tambem virou agricultor de varanda) vou voltar a experimentar.
Reparei também que algumas pessoas querem começar as mini-hortas nas suas varandas e não sabem como começar. Eu também não sei muito bem, mas vou partilhar aqui o pouco que sei da minha quase nula experiência. Outras sugestões e ideias serão bem vindas.

A terra que tenho nos vasos é a mesma terra que se usa para as flores, da que se compra nos supermercados. Claro que quem tiver um jardim ou mesmo terrenos poderá encher os vasos com a terra que tem à disposição.
As sementes das abóboras e dos pimentos, são as sementes que guardei depois de preparar os legumes para  cozinhar ou congelar. Retirei-as cuidadosamente e deixei-as a secar em papel absorvente de cozinha. Depois foi só colocar nos vasos com terra, ir regando normalmente e algumas plantinhas já começaram a nascer.Também podem comprar as sementes em lojas da especialidade e até nos supermercados e proceder da mesma maneira.
No caso das alfaces, grelos, pés de morangos, o melhor mesmo é irem à feira ou aos mercados e comprar os pés prontos a plantar. É o que vou fazer com as alfaces e uns pés de morango quando for dia de feira. Depois é só transplantar para um vaso e cuidar na esperança que cresça e no caso dos morangos dê fruto.
No caso das ervas aromáticas, podem sempre comprar a plantinha já crescida em vasos e depois transplantar num vaso maior ou começar por fazer pequenas sementeiras. É o meu caso, e fiz tal como o meu pai me disse. Em velhas caixas de ovos coloquei terra e em seguidas as sementinhas de salsa e de coentros tapando bem com a terra. (Usei uma caixa para a salsa e outra para os coentros, claro!) Num borrifador antigo coloquei água que uso para humedecer a terra dessas sementeiras e tapei-as com sacos plásticos para um efeito de estufa e assim crescerem mais depressa. E tenho-as por enquanto dentro de casa, na minha cozinha quente e cheia de luz. Quando começarem a surgir os pequenos rebentos é que se transfere a salsa e os coentos para os vasos ao ar livre na varanda para crescerem. (E para estas sementeiras usei sementes compradas no supermercado!)
Também já há tomatinhos cherry semeados. Fui ao supermercado e comprei uma caixinha deles. Em casa retirei cuidadosamente as sementes - e aproveitei o tomate para saladas - e deixei as sementes a secar em papel de cozinha. Depois foi só semear no vaso e agora é regar e esperar o melhor.
Quanto às condições da minha varanda: apanha sol quase todo o dia, mas nos campos, a maiorr parte das colheitas também estão ao sol. Acho que tenho apenas de ser cuidadosa e regar quando necessário e arrancar ervas daninhas.
Eu estou entusiasmada e cheia de confiança nesta minha pequena horta. E prometo fazer relatórios do que se está a passar.
Publicada por colher-de-pau em 10:36
Aprenda a fazer sua própria sementeira
A gente é super a favor de práticas sustentáveis. Isso porque acreditamos que a atitude de preservar a natureza começa por meio de cada um de nós. De nada adianta só esperar que outro aja, sem fazer nada para contribuir. Por isso, achamos super válida essa dica do Portal Uol, que ensina como fazer sua própria sementeira e dar uma forcinha pra natureza.
A sementeira é uma ótima pedida para aquelas que gostam de plantas e de presentear os amigos com mudas. É nela que as sementes germinam para depois serem transplantadas em vasos ou jardineiras. No tutorial do portal, você aprende como cultivar três tipos de sementeira de árvores nativas da mata atlântica

O santeiro Manoel Cordeiro Sá Filho, de Ibimirim, município do Sertão do estado, decidiu agir por conta própria.
Com dificuldade de encontrar imburuna, madeira usada na confecção dos santos, Mestre Manoel transformou o quintal de casa em uma sementeira.
Há mais de 900 mudas à espera de uma área para serem plantadas.
“Procuramos algumas instituições, mas não conseguimos fechar uma parceria para dar continuidade ao nosso projeto”, disse Manoel.
Sem uma área exclusiva para o plantio das mudas, o mestre pretende distribui-las entre os proprietários de terra do município.
A redução da quantidade de  imburuna é resultado da exploração inadequada.
Por décadas, a madeira vem sendo uma das preferidas dos carpinteiros. Dos anos 1980 para cá, tornou-se a matéria-prima dos santeiros.
À frente de um ponto de cultura em Ibimirim, Mestre Manoel decidiu reproduzir a imburuna por temer o futuro dos seus aprendizes.
35 jovens já foram treinados no ponto de cultura.
Esse post foi escrito em 5 de março, 2012 às 7:31 pm e está arquivado sob Meio ambiente. Você pode seguir eventuais respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.
4 de Maio de 2011
Reciclagem na Horta I
Caixa de Take-away
Muitas pessoas não fazem ideia de quanto poderão gastar na construção de uma horta na varanda ou terraço.

Mesmo que esta actividade envolvesse custos mais significativos, valeria sempre a pena pela experiência em si, pela terapia anti-stress que nos proporciona, pela vertente pedagógica quando é solicitada a participação das crianças, e pelo facto de nos permitir o consumo de legumes isentos de tóxicos.

Se reciclarmos objectos de uso diário na horta, não só estamos a ter uma atitude ecológica de reutilização, como conseguiremos fazer uma horta com custos irrisórios.

Para começar, os custos inevitáveis são
o da aquisição de terra (para quem não tem terreno ou canteiros), sendo que o preço médio de um saco com 50 litros de terra está entre os 3,5€ e os 6€, e os da aquisição de sementes – cada pacote custa entre 0,70€ e 2€.




Tudo o resto poderá resultar do reaproveitamento de coisas que, normalmente seguiriam para o contentor do lixo ou da reciclagem.





Exemplos:

Para iniciarmos a nossa horta, e começando pela sementeira, em vez dos tradicionais tabuleiros de germinação, porque não utilizar copos de iogurte, embalagens de margarina, caixas de take-away, e garrafas de plástico?
Basta ter o cuidado de perfurar os recipientes na base, de modo a permitir o bom escoamento do excesso de água.

 
Copo biodegradável

Existem copinhos biodegradáveis para sementeira, à venda nas casas da especialidade, cuja vantagem é o facto de não termos de retirar a plantinha do seu interior para a colocarmos no local definitivo, enterrando o copo, que se irá degradar deixando de obstruir o desenvolvimento das raízes. Para os substituirmos, podemos utilizar os rolos de papel higiénico, da seguinte forma:





         
Rolo de papel higiénico





Embalagem de leite recortada e perfurada


Estas são as ideias que podemos utilizar numa primeira fase de construção da horta, a fase da sementeira.

Mais à frente, iremos ver várias opções de reciclagem que nos permitirão fazer a horta, desta vez já colocando as plantas no seu local definitivo!

Quarta-feira, 4 de Maio de 2011
Sementeira "tubos" rolo de papel higiénico
Usando os tubos dos rolos de papel higiénico que normalmente vão para o composto podemos fazer vasos para sementeiras.
Esta é uma actividade bem divertida para ser feita com crianças.


Materiais:
"Tubo" rolos de papel higiénico
Tabuleiro rectangular de cozinha
Sementes
Areia
Terra/Substrato
Água


Espalha a areia pelo tabuleiro. Isto irá servir de drenagem e dará uma ajuda aos rolos para se poderem manter direitos. ( neste exemplo está um tabuleiro de alumínio reciclado de uma ida ao restaurante, mas pode ser usado qualquer tipo de material).
Coloca os rolos no tabuleiro sobre a areia. Certifica-te que enterras os rolos um pouco na areia, para isso podes gira-los.


Enche os tubos com terra ou ajuda a criança a encher.
Escolhe sementes que sejam facilmente manuseadas por crianças, como as de girassol, abóbora, ervilha. Deixa ser a criança a semear,ajudando sempre que necessário. Coloca uma semente em cada tubo, se semeares mais que uma em cada vaso podes sempre dividi-las mais tarde.




Não te esqueças de regar, as sementes precisam de ser regadas para germinarem.
Pronto, é só esperar que as sementes comecem a germinar.
Vai regando sempre que necessário.


Quando fores plantar na horta no jardim ou num vaso, poderás plantar directamente com o tubo sem ter de remover a planta do vaso pois este é biodegradável.





Deixa a (s) criança (s) fazerem tudo o que conseguirem.
Este projecto não é especifico para crianças os adultos também o podem fazer.
Aprenda a Fazê-las Com Materiais Reciclados
Um jardineiro que se preze deve sempre prezar pela natureza. Nada mais justo que, então, ao invés de comprar sementeiras prontas, você confeccione a sua própria utilizando materiais reciclados que podem ser encontrados em sua casa.
Sementeiras
Uma única folha grande de jornal pode chegar a produzir várias sementeiras. Pegar uma folha dupla e dividi-la em 16 partes iguais. Cada uma destas partes vai se transformar em um recipiente separado. Basta, então, dobrá-la ao meio, enrolá-la em um tubo de filme ou potinho semelhante, dobrar o excesso e colar com durex. O jornal também pode ser usado diretamente para fazer copinhos de papel, usando técnicas de origami que podem facilmente ser encontradas na internet.
Outra opção é usar caixas de ovos de papelão para plantar as sementes. Rolos de papel higiênico também podem ser usados. Garrafas PET de tamanho grande podem ser transformadas em pequenas estufas, o que também pode ser feito com as embalagens plásticas descartáveis.
Como fazer Horta Reciclando Pneus usados Passo a Passo. Agro-ecologia


   .
  Como fazer Horta Reciclando Pneus usados Passo a Passo. Técnicas agro-ecológicas. Faça canteiros criativos e preserve o meio ambiente. Cultive alimentos saudável, sem agrotóxico, uma horta orgânica e economize.
          Por ano mais de 40 milhões de pneus velhos são descartados em rios, aterros sanitários, bueiros, comprometendo o meio ambiente, entupindo bueiros e causando enchentes, numa ação criminosa e impensada.
          Faça um movimento na sua cidade, família, entre amigos e ajude a  salvar nosso planeta. Ensine seus filhos e netos que o futuro do planeta depende da conscientização deles.
          Um simples ato civilizado ajuda a mudar o rumo da história.  Pneus jogados, que podem virar criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), poluindo a natureza podem virar lindas hortas e jardins para decorar sua casa.
         Foto-Artesaborsay.
.
          É nosso dever preservar o meio ambiente. Reutilizar pneus velhos como horta doméstica é uma excelente idéia, de custo baixo, que vai ajudar a salvar nosso planeta e fazer com que tenhamos uma alimentação saudável, incentivando o cultivo de hortaliças, legumes, ervas, frutas e flores.
          Sabemos que para termos uma alimentação balanceada, saudável e que ajude a manter a boa forma, livre de doenças e com muita energia, devemos abusar das verduras, hortaliças e frutas.
          Cuide de você e de sua família. Economize, faça uma terapia cuidando da sua horta caseira feita com pneus usados. É só benefício que você terá. Ensine seus filhos e netos a preservar nosso planeta. O futuro agradecerá.
…….Para ver sobre jardim em pneus usados CLIQUE AQUI.
……Para aprender fazer a horta, veja o vídeo abaixo.
.



Sobre a Passo a Passo

Passo a Passo mais recentes

Passo a Passo 71-80

Passo a Passo 61-70

Passo a Passo 51-60

Passo a Passo 41-50

Passo a Passo 31-40

Passo a Passo 21-30












Passo a Passo 18-20

PILARES

ROOTS

Guie os nossos passos

Outras publicações

Catálogo

Outras línguas

Mobilizando a igreja

Hortas urbanas ou de telhados

por Martin Price.
É possivel fazer hortas em pequenos espaços, desde que a água (incluindo água já usada) esteja disponível. Cultive vegetais que adicionem sabor e nutrientes à dieta da família. Ervas, cebolas, tomates, pimentões e vegetais de folhas verdes escuras como espinafre são ideais.
Existem três factores principais para se fazerem hortas de telhado:
  • As hortas devem ser leves.
  • As hortas devem custar pouco ou nada.
  • Os métodos devem ser fiáveis – para que as pessoas desenvolvam a sua confiança no método.
De acordo com a nossa experiência, praticamente qualquer coisa pode crescer em uma sementeira rasa. A profundidade da sementeira determina com que frequência se deverá regar.
Os fertilizantes são um grande problema em áreas urbanas – é pouco provável que haja estrume disponível. Os fertilizantes inorgânicos podem ser conseguidos mais facilmente. Os adubos compostos também são mais difíceis de serem feitos em telhados devido ao cheiro, pragas de insectos e ratos.

Hortas em pneus
Hortas em pneus são fáceis de serem feitas e transportadas. Pneus velhos geralmente podem ser encontrados na maioria dos lugares. Coloque um pneu de carro deitado no chão. Corte a parte lateral superior com uma faca afiada ou um machado. Se disponível, coloque um pedaço de tela de arame na base (ignore isto se a tela não estiver disponível). Cubra com um pedaço de plástico suficientemente grande para cobrir toda a base e parte dos lados internos do pneu. A seguir vire a parte lateral superior (a qual for cortada) de cabeça para baixo. Ela se encaixará bem justa sobre a lateral inferior, mantendo o plástico firmemente no lugar.
.
Técnica do triplo pneu
Uma grande preocupação que as pessoas possuem é o efeito de possíveis vazamentos na estrutura de seus telhados. A ECHO experimentou as várias alternativas para evitar vazamentos e contacto direto com o telhado. Os pneus podem ser usados e levantados do chão com madeiras ou pedras.
Com esta técnica do triplo pneu, são colocados três pneus um sobre o outro e apoiados por estacas de madeira. Os pneus são colocados com 50 cm de distância uns dos outros e as estacas são passadas por dentro dos pneus como é mostrado na fotografia. A tela de arame e plástico são colocados na base, onde são feitos alguns orifícios pequenos para drenagem e para que a água goteje. A palha de coqueiros pode ser adicionada ao adubo composto para que retenha a água. As folhas de banana são espalhadas em torno do caule das plantas.
Meio de plantio
Qualquer tipo de solo ou adubo pode ser usado para hortas de telhado. É pouco provável que solo esteja disponível. O uso de adubo composto é ideal mas dificilmente estará disponível em quantidades suficientes e, sendo assim, outras alternativas são necessárias. Tente usar folhas de bananeira cortadas, cobertas com uma camada de restos de vegetais, capim e uma camada fina de adubo composto. Cubra com folhas de bananeira e isto irá decompor-se dentro de poucas semanas, se estiver fazendo calor. Você poderá plantar vegetais antes que o material orgânico tenha se decomposto.
Reduzindo o peso
Latas de refrigerantes vazias podem ser usadas para duplicar o volume do solo sem aumentar o peso. Uma vez adicionadas ao solo, elas lá permanecem e podem ser reutilizadas muitas vezes. As latas retêm água e ar e as raízes geralmente crescem para dentro das latas. Faça cortes nos lados das latas.
Em vez de latas pode-se também usar a palha de coqueiros, que é porosa e leve.
Canteiros razos
Estes canteiros são montados sobre plásticos com um pedaço de madeira de 5-6 cm de profundidade aos lados. Cobrir as hortas de telhado com capim ou folhas secas é muito importante para reduzir a frequência de regagem. A regagem deve ser feita muito regularmente em canteiros razos
Com agradecimentos à…
ECHO, 17430 Durrance Road, North Fort Myers, FL 33917. USA
por compartilhar estas ideias
 
Canteiros em forma de porta 
Muitas casas em áreas urbanas não têm espaço para hortas. O solo pode ser duro e infértil. Mas aqui está uma idéia prática que praticamente qualquer família pode implementar. Ela funciona melhor se algumas famílias trabalharem juntas e construírem uma horta em cada dia ou semana.

1 Encontre um espaço do tamanho de uma porta. Demarque um lote que seja aproximadamente do mesmo formato de porta (cerca de 1 metro de largura e 2 metros de comprimento). Faça um buraco no solo até aproximadamente à altura do joelho. Se várias pessoas trabalharem juntas, isto pode ser feito rapidamente, mesmo se o solo for muito duro e seco. Tenha o cuidado em manter separado o solo superior (de cor escura), do solo inferior (de cor mais clara e com mais pedras), fazendo dois montes.

2. Todas as famílias trazem os seus restos de material orgânico doméstico daquele dia e deitam-nos no buraco – cascas e restos de legumes, restos de papel, ossos de animais, cascas de ovos. Use também grama (relva) ou mato cortado.


3. Quando o buraco estiver cheio pela metade, deite água até cobrir os restos. Adicione então o subsolo, seguido do solo superior.

4. Plante fileiras de sementes de legumes e cubra com capim ou folhas de bananeira como material orgânico. Mantenha bem regado.



5. Decida agora que casa terá o próximo canteiro! Se tiver espaço, você poderá construir vários canteiros sucessivamente..

A Editora não tem certeza a quem deve agradecer por esta idéia mas ela vem da África do Sul.


Eu sempre fui adepta ao ecologicamente correto e a reciclagem, claro que dentro do racional! Como utilizar sacolas ecológicas para ir ao mercado ou padaria e fechar a torneira enquanto está escovando os dentes. É tudo uma questão de costume, e não dói!
Meu namorado mora sozinho e nessa semana eu pensei em fazer uma pequena horta com uns temperinhos (ele vai ficar sabendo dessa novidade pelo blog… surpresa!) Eu quero fazer algo ecológico, que não dê muito trabalho e barato. Lá fui eu no Google procurar fotos de vasos feitos de garrafa pet ou de latas de alumínio recicladas. Não são difíceis de fazer e ficam super fofas! Sem contar que todos os materiais usados para fabricar esses vasos temos em casa!
Daí nessa minha pesquisada pela net eu encontrei outras coisinhas muito interessantes feitas de garrafas pet! Desde luminárias, porta lápis, até cestinhas decoradas (ideia legal para a Páscoa, pena que a minha preguiça não ajuda muito nessas horas)
Entre tantas descobertas, 2 me chamaram muito atenção! As hortas, ou vasos, feitos com coadores de café e porta moedas feitos com garrafa pet. Tá que essa última a pessoa tem que ter certa coordenação motora e aptidão com máquina, agulha e afins, quem se arrisca?!
Como qualquer mulher que quer impressionar o namorado, eu vou falar com a minha mãe pra ela me ajudar com a horta (ver quais temperinhos comprar e afins) e assim que tiver tudo pronto eu mostro para vocês!
19.5.12
Dicas - Horta Vertical Reciclável

Oi gente, como estão?
Minha irmã esta de casa nova, IuuuuPi! São tantas idéias, rs
Estávamos conversando sobre uma hortinha que ela quer muito fazer, mas o espaço é pouco :(
Mas nada de desistir, só mudamos o modo de ver... vamos fazer uma horta vertical com garrafa pet!!!!!!!!!!!
Pesquisei algumas na net, olha aí algumas imagens:
autosustentável

elianablumle

elianablumle

valeapenapublicar

minhacasa minhacara

Tem também essa feita em uma calha...

euvivocomarte

Já deu pra aquecer, né
Provavelmente vamos fazer como a primeira foto, assim que estiver tudo prontinho mostro pra vc´s.
Bjinhus


Primeiros Passos

"E há que se cuidar do broto pra que a vida dê flor e fruto!"

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mini horta com material reciclável









Com material reciclável, foi construída no CEI uma mini horta e plantados vários chás, temperos culinários, verduras e legumes, para serem utilizados no preparo da merenda da criançada.
Horta de Material Reciclável
clique
Hoje está cada vez mais na moda e mais importante reciclar, e o Eco Bio desta terça trás temas bem legais que usam reciclagem, criatividade e preservação para criar maravilhas. Primeiramente encontrei a dica de horta de pneu, fica muito lindo e reutiliza algo que usamos muito e descartamos pra caramba. Vejamos como é:

Material• 2 pneus velhos aro 13;
• 1 faca bem amolada;
• 2 bacias de plástico
• 2 tábuas de madeira de angelim de 20 centímetros de largura cada ou madeirite;
• Cola;
• Pregos;
• Arame
• Serra

1 - Corte os pneus transversalmente e vire-os do avesso, formando duas bacias côncavas. Molhe a faca na água para deslizar e facilitar o corte. Se o pneu for radial, use serra e depois passe as bordas em um esmeril para retirar as pontas do arame.
2 - Cada bacia pode ser dividida em três partes para o plantio. Na primeira, pode-se plantar cebolinha, coentro, salsa ou alface. Na segunda, pimenta, pimentão ou couve. E na terceira, tomate rasteiro ou cereja.
clique
3 - Pregue as duas tábuas uma ao lado da outra, deixando meio centímetro entre elas. Coloque uma bacia embaixo do pneu para servir de reservatório. Desenhe nelas um círculo de 36 centímetros de diâmetro e serre. Cole o tampão circular na parte inferior da bacia de pneu. Quem for usar madeirite, faça 20 furos com broca de 5/16 de polegada

Havia uma outra ideia, mais simples talvez, onde faz-se o fundo do pneu com um tecido que permite escoar a água e segurar a terra, não dando chances para proliferação da dengue. Esta é boa para flores.
Esta foi a dica de horta de pneu, mãos à obra para criar um canteiro bem legal na sua casa ou na sua escola e até mesmo na sua praça? Lembrem de não deixar acumular água, a dica do tecido é melhor para escoar e evitar mosquitos.
Outra dica é usar latas e garrafas pet como vasos para sua horta ou para suas flores e folhagens, uma ideia que fica bem legal e pode até servir de decoração para seu jardim. É mais fácil e você recicla que é o mais importante, e de quebra tem seus temperinhos, florzinhas ou verduras ao seu alcance.
Gostaram? Bora lá fazer a sua, espalhe essa ideia, incentive seus familiares, vizinhos, colegas e torne tudo mais verde!
You might also like:
Se você anda preocupado com o ar que você respira e acha que ele não está legal, uma boa forma de limpar o seu ar ambiente é com certeza ou morar perto de uma área verde ou simplesmente trazer o verde para perto de você.  Já que muitas pessoas não tem o mínimo espaço em casa para ter plantas em vasos no chão (por diversos motivos – crianças, gatos, cachorro e etc) uma boa forma de trazer um pequeno jardim suspenso para dentro de casa é simplesmente pendurá-lo na parede.
Pode até não ser um jardim da Babilônia, mas quem disse que este pequeno jardim suspenso não tem seus efeitos? Pois tem sim. Se todos nós fizemos uma pequena parte, o todo fará uma grande diferença. Este é feito com material reutilizado é extremamente simples de produzir. As instruções são as mais simples do mundo e é até mais fácil do que plantar Batatas. Nós ensinamos aqui também
Materiais Necessários :
  • Madeira de Obra Reutilizada, mas Limpa;
  • Abraçadeiras, (que é vendidas em qualquer loja de material de construção ou algo parecido);
  • Potes reutilizáveis, do mesmo tipo que sua mãe tem muito na cozinha dela;
  • Um pouco de terra;
  • Sementes que você pode escolher;
  • Um pouco de carinho e paciência (que não custa nada);
Após comprar parte do materia, é só prender a braçadeira na madeira, e colocar o vidro dentro. Após isso é só apetar a braçadeira com uma chave de fenda (note ao lado) que o pote ficará bem fixo na braçadeira. Após isso é só colocar terra (sem adubo industrial OK) e plantar a sua semente. Depois disso é só pensurar na parede e ver a sua hortinha caseira crescendo na sua parede do apartamento, da sua casa ou quem sabe até no seu escritório.
Você não precisa pendudá-la caso você não tenha espaço, você pode colocar apenas um, porém se você decorar o vidro da sua horta caseira ninguém vai se importar ou te chamar a atenção. Um argumento bom é que você plantando, está ajudando a limpar o ar que está para lá de poluido. Além disso você pode presentear a sua mãe ou a sua esposa que sinceramente. Acredite! Elas vão adorar.
Fica a Dica icon wink Como fazer uma Horta Caseira Suspensa em Casa
DICAS PARA REAPROVEITAMENTO NO LAR

Com esta sugestão você vai ajudar a natureza reaproveitando os pneus
e ainda vai poder plantar linda flores em sua varanda ou jardim
sem perder espaço de circulação.
Se preferir poderá utilizar a idéia para fazer sua horta de temperos,
imagine que comida deliciosa e que varanda perfumada
se você optar por plantar hortelã e orégano!!!
Vasos diferentes.
Estava fazendo uma pesquisa pela net e encontrei vasos de plantas muito bacanas! Uma forma de reaproveitar peças e materiais e deixar os ambientes com um objeto diferente e divertido!


bonê

Formas de bolo

 Latas...

 brinquedos
 colheres
 coadores de tecido
 galochas


 sapatos
 computadores
 máquinas fotográficas e lentes

Poderá também gostar de:

Um comentário:

  1. Olá Sem.Roberto ,amei as suas sugestões para a área do plantio. Propostas excelentes para este momento de consciência ,onde devemos aproveitar tudo, fase da sustentabilidade. Gostaria de ver as imagens, estou sem acesso a elas. Pode sugerir a extensão , para eu ter mais conhecimentos através das imagens das suas sugestões?Grata pelas idéias e acesso ao seu blog.Marta Azevedo

    ResponderExcluir