sábado, 25 de agosto de 2012

Pe. Jean Cesar é o novo Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião em Poço das Trincheiras


(Via Maltanet)

Foi empossado na noite desta sexta-feira (04) o Pe. Jean Cesar como Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião em Poço das Trincheiras

A Santa Missa foi conduzida pelo Pe. Antonio de Pádua, pároco de Jacaré dos Homens e Monteirópolis e o cerimonial ficou a cargo do Pe. Reginaldo. Inicialmente foi lida a provisão de posse feita pelo Pe. Clejean Melo.

O Bispo de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio Fontes de Matos foi o pregador e na sua homilia destacou o trabalho do Pe. Clejeam a frente da Paróquia de São Sebastião e fez uma reflexão sobre a preparação espiritual dos fiéis. Estamos diante de um templo belo, mas é preciso também prepararmos o nosso templo espiritual – disse Dom Dulcênio. Ressaltou que recomenda aos sacerdotes que deixem as igrejas abertas para que os paroquianos possam buscar Jesus sempre e não apenas durante as Santas Missas. E por fim disse que está deixando na paróquia um jovem muito disciplinado, calado, mas é o jeito dele e discorreu sobre as qualidades do Pe. Jean Cesar. Na sua homilia por diversas vezes D. Dulcênio destacou o carinho especial que tem pela Paróquia de São Sebastião em Poço das Trincheiras.


Após o pregação aconteceu a cerimônia de posse iniciando pela renovação dos votos sacerdotais feito pelo Pe. Jean Cesar. Em momento contínuo o Bispo Dom Dulcênio conduziu até a porta de entrada da Igreja Matriz e entregou ao novo pároco a chave da Igreja como tamném o conduziu os locais destinado aos sacramentos e demais ritos da Igreja. Iniciando pela Pia Batismal e Local onde se procede as Confissões. Em momento contínuo o Pe. Jean recebeu a chave do Sacrário e procedeu as primeiras adorações.




Dom Dulcênio empossa o Pe. Clejean Melo Pároco de São Cristóvão

Foi empossado na noite desta terça-feira (01) o Pe. Clejean de Melo como Paróco da Paróquia de São Cristóvão de Santana do Ipanema.
A Santa Missa foi conduzida pelo Pe. Antonio0 de Pádua, pároco de Jacaré dos Homens e Monteirópolis e o cerimonial ficou a cargo do Pe. Thiago. Inicialmente foi lida a provisão de posse feita pelo Pe. Paulo César..
O Bispo de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio Fontes de Matos foi o pregador e na sua homilia afirmou que o evangelho da noite foi a continuação do evangelho apresentado na última segunda-feira (28) na posse do Pe. José Neto.
Após o pregação aconteceu a cerimônia de posse iniciando pela renovação dos votos sacerdotais feito pelo Pe. Clejean Melo. Em momento contínuo o Bispo Dom Dulcênio conduziu até a porta de entrada da Igreja Matriz e entregou ao novo pároco a chave da Igreja como tamném o conduziu os locais destinado aos sacramentos e demais ritos da Igreja. Iniciando pela Pia Batismal e Local onde se procede as Confissões. Em momento contínuo o pe. Clejean recebeu a chave do Sacrário e procedeu as primeiras adorações.

Nos momentos finais da celebração, representando a com unidade paroquial de São Cristóvão, usou da palavra D. Lusmar.  Também falou para os presentes o Pe. Elison da Arquidiocese de Maceió que veio prestigiar a posse do colega.
O Pe. Clejean também usou da palavra para agradecer o acolhimento. No seu pronunciamento ele leu uma mensagem especial na qual destaca um agradecimento especial a todos que estão vivendo esse novo momento da Paróquia de São Cristóvão. Muito emocionado o novo Pároco agradeceu a presença dos seus familiares e fiéis do município de Poço das Trincheiras, paróquia que ele deixou no momento. Por fim nominou agradeceu a presença dos seus irmãos em sacerdócio e fez questão de nominar.
Antes da benção final foi procedida a leitura e assinatura da Ata de Posse que foi redigida pelo Pe. Adalto Alves Vieira.

(Via Maltanet)

Pe. José Neto de França é empossado Pároco de Major Isidoro

O Padre José Neto de França foi empossado nesta segunda-feira (28) pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Major Isidoro-AL.
Inicialmente foi servido um jantar para os visitantes e em momento contínuo aconteceu a celebração da Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo Excelentíssimo Senhor Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos. Que nos momento iniciais da Santa Missa falou sobre a condição de mudanças dos padres para que o processo da evangelização seja mais dinâmico.
A Santa Missa foi conduzida pelo Pe. Reinaldo, pároco de Piranhas e o cerimonial ficou a c argo do Pe. Jean Cesar. Inicialmente foi lida a provisão de posse do Pe. José Neto de França.  O Bispo de Palmeira dos Índios foi o pregador e ressaltou a importância de se viver na Fé. Conclamou aos fiéis católicos a se empenharem mais para a causa espiritual, participando mais ativamente da Igreja de Jesus. Conclamou também os sacerdotes para de dedicarem ainda mais a evangelização.
Após o pregação aconteceu a cerimônia de posse iniciando pela renovação dos votos sacerdotais feito pelo Pe. José Neto. Em momento contínuo o Bispo Dom Dulcênio conduziu e entregou ao novo pároco a chave da Igreja e o conduziu os locais destinado aos sacramentos e demais ritos da Igreja. Iniciando pela Pia Batismal e Local onde se procede as Confissões. Na Capela do Santíssimo o Pe. José Neto recebeu a chave do Sacrário e procedeu as primeiras adorações.
Nos momentos finais da celebração O Sr. André, representante da comunidade deu as boas vindas ao Pe. José Neto e o Pe. Reinaldo, filho da terra, procedeu os agradecimentos, inicialmente ao Pr. José da Silva, pelos 21 anos de serviços prestados a Major Isidoro e depois um acolhimento especial ao Pe. José Neto. Com uma leitura exemplar e uma dicção perfeita as palavras do Pe. Reinaldo fez com que os fi[éis aplaudissem os homenageados em diversas oportunidades. Confiram no áudio.

O Pe. José Neto também usou da palavra para agradecer o acolhimento. No seu pronunciamento ele destacou a importância da missão dada por Deus para cada sacerdote. Disse das suas inquietações diante das mudanças o que é normal mas embasado na Fé continuará a sua missão agora como pastor da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Major Isidoro. Estava um pouco inquieto, mas agora estou alegre diante dessa acolhimento – disse o Pe. José Neto.

Antes da benção final foi procedida a leitura e assinatura da Ata de Posse.

(Via Maltanet)

Pe. Francisco Falcão é nomeado Bispo Auxiliar do Ordinário Militar do Brasil


O padre Doutor José Francisco Falcão de Barros foi nomeado na manhã desta quarta-feira (16) Bispo Auxiliar do Ordinário Militar do Brasil.
O Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio Fontes de Matos reuniu na Residência Episcopal integrantes do clero e órgãos de imprensa, Rádios Palmeira FM e Farol FM, Portal Maltanet e o Coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese Pe. José Neto de França para ler a Nota Oficial do Núncio Apostólico do Brasil na qual publica a nomeação do Pe. Francisco Falcão feita pela Sua Santidade o Papa Bento XVI.
Participaram desse momento também os Monsenhores Josevel Mendes, Odilon, os padres Aloisio e Tiago e o seminarista Felipe.
Após a comunicação oficial todos os presentes foram até a capela da Residência Episcopal para um momento de oração e agradecimento a Deus e em momento contínuo o Bispo Dom Dulcênio e o agora Monsenhor Francisco Falcão concederam entrevistas as rádios.

A notícia da nomeação do agora Monsenhor Francisco Falcão foi divulgada no mesmo horário no site oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Monsenhor José Francisco Falcão
Paróco da paróquia de São Vicente de Paulo (AL) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965 em Paulo Jacinto (AL) e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Tem Mestrado e Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália. É membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos consultores e Capelão da Polícia Militar do estado de Alagoas.
(Fonte: Maltanet)

>Bispo de Palmeira dos Indios faz transferência de nove padres da Diocese

>O bispo diocesano de Palmeira dos Índios, sua Excelência e Reverendíssima Dom Dulcênio Fontes de Matos, faz transferência de nove padres na Diocese. A posse de todos os padres serão a partir de fevereiro de 2011.

Veja como fica a partir da posse:

  1. Pe. Gilberto, atual vigário da Paróquia de São Cristovão de Palmeira dos Índios, assumirá a Paróquia de Mata Grande;
  2. Pe. Clejean, atual vigário da Paróquia de São Sebastião em Poço das Trincheiras, assumirá a Paróquia de São Cristóvão em Santana do Ipanema;
  3. Pe. Lázaro, atual vigário da Paróquia Sagra Família: Jesus, Maria e José, assumirá a Paróquia de São Cristóvão em Palmeira dos Índios;
  4. Pe. Washington, atual vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Mata Grande, assumirá a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pariconha;
  5. Pe. José da Silva, atual vigário da Paróquia de Santo Antonio de Pádua em Major Izidoro, assumirá a Paróquia São Sebastião em Palmeira dos Indios;
  6. Pe. Henaldo Chagas, atual vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Inhapi, assúmirá a Paróquia Sagrada Família: Jesus, Maria e José em Maravilha;
  7. Pe. José Neto, atual vigário da Paróquia de São Cristóvão em Santana do Ipanema, assumirá a Paróquia de Santo Antonio de Pádua em Major Izidoro;
  8. Pe. Gean, recém-ordenado, assumirá a Paróquia de São Sebastião em Poço das Trincheiras; e
  9. Pe. Cloves, também recém-ordenado, assumirá a Paróquia de Nossa Senhor do Rosário em Inhapi.

>Bispo de Palmeira dos Índios celebra 25 anos de sacerdócio

>Dom Dulcênio Fontes Matos, bispo da diocese de Palmeira dos Índios, em Alagoas, celebrou na última terça, 14, seu jubileu de prata presbiteral. Durante a celebração eucarística acontecida na Catedral, três novos sacerdotes foram ordenados.
Na homília, Dom José Palmeira Lessa, bispo da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe, relatou a experiência de convivência com Dom Dulcênio na época em que este o auxiliou no governo daquela diocese, e disse que suas palavras são do coração mais dos que exposição de um esquema. “Conheci-o ainda como seminarista no Rio de Janeiro e depois foi meu cirineu durante cinco anos, auxiliando-me no episcopado. Ele é um testemunho de Cristo sacerdote no meio dos homens. Isso é o que você foi para mim”, afirmou. Dirigindo-se aos três novos sacerdotes, no momento ainda como diáconos, Dom Lessa exclamou: “Vocês serão ordenados presbíteros no mesmo dia em que 25 anos atrás seu bispo também sentiu essa mesma emoção”.
Em seu discurso, Dom Dulcênio afirmou ter desposado a imaculada esposa de Cristo através da ordem sacerdotal e que a escola do cotidiano o ensinou a dirigir-se mais à santidade. Olhando para os três neosacerdotes, com espírito paternal disse “queridos novos padres, a existência do sacerdócio deve ser uma continuação daquele do próprio Cristo. Não sois mais Clóvis, Jean e Antônio, mas antecipando os vossos nomes é acrescentado o termo padre, indicando assim a vossa responsabilidade de serem pais do povo da Nova Aliança”.
Estiveram presentes na solenidade cerca de 20 bispos de diversas dioceses, dentre estas, Vitória da Conquista (BA), Teixeira de Freitas (BA), Garanhus (PE), Salgueiro (PE), Afogados da Ingazeira (PE), Palmares (PE), Aracaju (SE), Propriá (SE), Estância (SE), Caicó (RN), Campina Grande (PB), São Mateus (ES), Iguatú (CE), Penedo (AL) e Maceió (AL), além do bispo emérito de Alagoinhas (BA). Também marcaram presença inúmeros padres, seminaristas, religiosos, religiosas e o povo de Deus.
ORDENAÇÃO SACERDOTAL
Os diáconos Clóvis Rodrigues, Jean César de Oliveira e José Antônio dos Santos foram ordenados presbíteros pela oração consecratória e imposição de mãos de Dom Dulcênio Fontes.
Interrogado sobre seus sentimentos, Jean César afimou “estou muito emocionado, pois depois de um longo período o sonho de tornar-me sacerdote se realizou; tudo isso em vista da edificação do Reino de Deus”.
José Antônio proferiu o discurso de agradecimento em nome dos três recém-ordenados, ao final da solenidade: “quando o bispo nos questiona sobre nossa vontade em atender ao ministério sacerdotal, respondemos há pouco um ´quero´; parece simples, mas esta palavra com apenas cinco letras tem um significado amplo em nossas vidas, como as cinco chagas de Cristo, d´Aquele que se doou por completo a nós na cruz”.
Por enquanto, aguardando novas definições, os novos padres permanecem no local onde já exerciam o estágio diaconal. Pe. Clóvis Rodrigues na Paróquia São Cristóvão, em Palmeira dos Índios (AL), Pe. Jean César em São Cristóvão, na cidade de Santana do Ipanema (AL), e por fim, Pe. José Antônio, na cidade de Belo Monte (AL).
(Via Arquidiocese de Maceió)

>Comunicado da Diocese de Palmeira dos Índios

>
A Diocese de Palmeira dos Índios comunica, com profundo pesar, o falecimento do seu Bispo emérito, D. Fernando Iório Rodrigues, ocorrida na madrugada do dia 20 de março de 2010, em Maceió.
Filho de Miguel Iório e de Júlia Barbosa Rodrigues, D. Fernando nasceu no dia 23 de junho de 1929, em Maceió. Em tenra idade, entrou no Seminário da Arquidiocese de Maceió. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 30 de novembro de 1953, aos 24 anos de idade. Um ano depois, assumiu o ofício de pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Bebedouro (Maceió), onde permaneceu durante trinta anos; assumiu também importantes encargos naquela Arquidiocese. Livre Docente em Linguística e pós-graduado em Comunicação e Música Sacra, D. Fernando era professor universitário e jornalista; publicou treze livros. No dia 6 de março de 1985, foi nomeado pelo Papa João Paulo II para o ofício de Bispo de Palmeira dos Índios. Sua consagração episcopal ocorreu no seguinte dia 29 de maio; tomou posse do novo ofício em Palmeira dos Índios no mês seguinte.
Esteve à frente da Diocese durante 21 anos. No seu pastoreio, ordenou trinta e três sacerdotes e criou seis paróquias. Fundou o Instituto de Teologia Pastoral, a Vila do Idoso, a Faculdade de Teologia Santo Tomás de Aquino e o Lar do Padre. Adquiriu e reformou o edifício do atual Centro de Treinamento Pastoral Pio XII. Foi um dos responsáveis pela instalação do Curso de Administração de Empresas e do Curso Superior de Letras e Pedagogia, em Palmeira dos Índios. Com seu empenho pessoal, foi criado o Curso de Enfermagem, com licenciatura, num convênio da Diocese com o Centro de Estudos Superiores de Maceió. Instalou o Projeto para o Semi-árido. Foi um dos responsáveis pela Construção e Criação da Escola Técnica Federal de Palmeira dos Índios. Instalou o Seminário Maior de Palmeira dos Índios. Em convênio com o CESMAC, construiu quatro laboratórios no prédio do Ginásio Sagrada Família da Diocese. Contribuiu para a criação da pós-graduação em Técnica de Educação, de História, Geografia e de Gestão de Empresas. Sua renúncia foi aceita pelo Papa Bento XVI, no dia 12 de julho de 2007. Desde o dia 5 de novembro de 2008, era Presidente da Academia Alagoana de Letras.
O Bispo de Palmeira dos Índios, D. Dulcênio Fontes de Matos, o clero diocesano, os religiosos e demais fiéis, profundamente consternados pelo falecimento de tão insigne, benemérito e abnegado pastor, ao tempo em que rendem graças a Deus pela dádiva da vida e do ministério episcopal do seu terceiro Bispo, suplicam ao Onipotente o descanso eterno da alma do querido e saudoso D. Fernando Iório Rodrigues.
Felizes os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os seguem (Ap 14, 13).
DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário