sábado, 25 de agosto de 2012

Igreja Senhor dos Passos - São Cristóvão-SE


A Igreja de Senhor dos Passos, antigamente chamada Igreja do Carmo Menor construída ao lado da Igreja do Carmo Maior e do Convento dos Carmelitas que formam o Complexo do Carmo na cidade de São Cristóvão onde se localizam as imagens de Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores que movimentam esta devoção trazida pelos Frades Carmelitas. Detalhes dos seis altares laterais e do altar mor e seu teto e da fachada.
A Procissão de Passos ocorre na quaresma e se define nesse tempo e espiritualidade, onde a purificação e a penitência são aspectos centrais. Para um especialista clérigo a quaresma é representativa para os cristãos e lembra os 40 anos que os hebreus viveram no deserto, de sofrimento e purificação, para entrar na terra prometida; mas também os 40 dias de Jesus no deserto, vividos em jejum, penitência e oração, antes da vida pública e anúncio da Boa Nova. Para ele, a cor roxa, usada na liturgia, refere-se às mortalhas, com as quais eram sepultados os mortos e, este sentido na quaresma significa morrer para esse mundo efêmero e passageiro, sepultando o homem velho, para renascer com Jesus para a vida nova. A festa de Passos e a procissão, nas quais se revive a caminhada de Jesus ao Calvário, é um exercício de penitência e conversão e, segundo o religioso Carmelita[1] Frei Sales: Celebrar o “Senhor dos Passos” é acolher o convite do próprio Jesus que no Evangelho convida a seguir os seus passos na estrada da Santa Cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a se mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-me (Lc. 9,23). O texto acima destaca claramente os significados da imagem do Cristo com a cruz nos ombros, que representa o caminho do cristão em cujo segmento está a ordem e a estrutura da vida individual e coletiva do romeiro. Os ex-votos, em sua imensa maioria, tipificam esculturas de partes do corpo e celebram a cura socialmente reconhecida como milagre; no entanto, expressam também dores e sofrimentos. O ex-voto tem sua finalidade e põe em ação os meios para atingir esses propósitos, sendo um “símbolo instrumental”. Todo sofrimento é experimentado a partir do sofrimento de Cristo e, de tal experiência pode-se falar e testemunhar, de forma convincente, a graça, o milagre, cujo sinal exterior é o ex-voto. Como afirma Frei Sales, ao referir-se a essa devoção “por trás do Cristo crucificado, podemos ver, com os olhos da fé, os contornos do Cristo ressuscitado e descobrirmos sempre a lógica do amor que se esconde na aparente fatalidade da cruz”. Durante a festa de 2010 os romeiros pagam suas promessas a Senhor dos Passos, seja em forma de sacrifício físico, orações ou através da oferta de objetos.
[1] Os Frades Carmelitas do Brasil introduzem e difundem a devoção aos Passos da Paixão desde o século XVII.

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