terça-feira, 20 de março de 2012

BENÇÃO DA NOVA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO TERCEIRO ANDAR DO SEMINÁRIO MAIOR



A estrutura do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, casa de formação dos futuros sacerdotes da Província Eclesiástica de Aracaju e de outras dioceses do nordeste, é composta por dois prédios – acadêmico e dormitório – por um refeitório, por uma quadra poliesportiva, por uma capela e pelo auditório João Paulo II.
Entretanto, “o coração da diocese”, como nos fala o Magistério da Igreja, não deve limitar-se a estrutura física, mas precisa ser um ambiente de convivência, onde os seminaristas possam vivenciar e amadurecer todas as dimensões formativas: comunitária, intelectual, espiritual, pastoral e humano-afetiva.
Uma das formas práticas é fomentar, em cada andar, a vida em comunidade, visto que o prédio dormitório e composto de três andares e térreo. Em cada andar deve-se ter a capela, lugar do encontro com Deus, sala de convivência para reuniões de estudo, ou mesmo de vivência diária.
Cada andar do Seminário Maior acolhe um padroeiro que serve de exemplo e impulso para a caminhada vocacional. O primeiro andar é o beato João Paulo II; do Segundo andar chama-se São João Maria Vianey; e, por fim, do terceiro andar, é a Virgem Mãe sob o título de Nossa Senhora de Fátima. 



Na última sexta-feira, dia 09 de março, após a Via Sacra, os moradores do terceiro andar acompanharam a benção da nova imagem de sua padroeira, Virgem de Fátima e, logo após, confraternizaram-se celebrando aquele momento. A imagem tem 65 cm de altura, feita de resina, adquirida por meio de doação.
Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da própria Igreja, apareceu repetidamente a três pastores, Jacinta, Francisco e Lúcia, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo à primeira aparição acontecida no dia 13 de Maio, do ano de 1917.

Seminarista Alan de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário