segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PENITENTES DE MARUIM



Penitência são atos como, jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados dentre os diversos ramos do cristianismo de diferentes formas, com a finalidade de expiação dos pecados; tendo o significado de um sacrifício pessoal do fiel, pagando um pecado cometido.
Antigamente, acreditavam que, com flagelações no próprio corpo, a alma seria libertada. Essa atitude demonstrava que a alma era mais importante do que o corpo humano.

Em Nossa cidade existe os Penitentes. Esse grupo de religiosos compõem uma organização sob ordens rigorosas dos seus dirigentes que se tornam de difícil identificação pessoal dos componentes, de vez que anda embuçados em grandes lençóis nada se lhes distinguindo. Andam sempre reunidos, e a cantar. Atravessam as ruas silenciosamente, parecendo fantasmas pela esquisita e tétrica figura que apresentam. Ao se aproximarem dos seus destinos, principalmente em trechos assinalados por cruzes, as conhecidas cruzes das estradas do sertão, ou em igrejas e capelas entoam o seu canto que é triste, lamentoso, como um gemido de alma perdida. Pessoas há que não suportam ouvir-lhe o canto, pela tristeza e sofrimentos que o caracterizam.

Esse ano os Penitentes contou com a presença do pároco e os acólitos, onde acompanhou todo o trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário